Pão Diário




Leitura bíblica: Provérbios 3.27-28



"Faça diferença neste mundo tão indiferente"



"Trecho do livro Pão Diario numero 13 (Rádio Trans Mundial)



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Banho quente diminui fertilidade masculina


Um estudo divulgado nos Estados Unidos apontou o que pode ser uma das causas da infertilidade masculina: o abuso nos banhos quentes, principalmente os de banheira.

Em pleno inverno, uma notícia como esta pode parecer cruel, mas para os homens que pretendem ter filhos, o melhor é evitar esse tipo de banho.

A explicação para tal resultado é simples. Sabe-se que os espermatozóides se desenvolvem melhor em ambientes mais frescos, o que explicaria o fato de os testículos estarem situados do lado de fora do corpo.

Na pesquisa que durou três anos, foram estudados 11 homens já com problemas de infertilidade, que três meses antes, foram submetidos a banhos quentes. Constatou-se que a metade deles teve seu índice de espermatozóides aumentado quase em 500% depois que pararam com os banhos quentes.

Outro fato descoberto foi a influência do cigarro. Dos seis homens que não mostraram melhora na fertilidade, cinco eram fumantes.

Embora as descobertas tenham sido um grande passo para desvendar os problemas da infertilidade, Paul Turek, líder do estudo, admite que muito ainda precisa ser feito. “Essas atividades (os banhos) poderão ser adicionadas à lista de recomendações de “coisas a serem evitadas” para homens que estão tentando ter filhos”.

Outra pesquisa, relatada na Revista Brasileira da Sociedade de Urologia, mostrou que o calor gerado por um notebook colocado no colo e o uso de roupa de baixo apertada também podem reduzir a fertilidade.

Publicado originalmente no site do jornal Tudo Bem em 18/03/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário